sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mensagem de Santo Agostinho.

" Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança!
Ser humano, aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você".


Esta citação de Santo Agostinho comprova que não é de hoje que a dança seduz gerações desde que o mundo é mundo"!".

Grupo de dança do Emília Freitas


O corpo e o movimento no espaço do conhecimeto

Objetivos
- Ensinar a dança como arte criativa e seu papel no desenvolvimento e aprendizagem da criança e do adolescente.
- Proporcionar o desenvolvimento das habilidades artísticas na área da dança bem como uma boa sincronia
corpora,coordenação motora corporal e uma boa expressão por meio de gestos e também da fala,
- Proporcionar experiências no desenvolvimento da capacidade de crias.
- Mostrar através da dança que é possível um mundo mais humano e solidário
- Desenvolver o espírito de cooperação e de liderança grupal.
- Adquirir por meio da dança alguns valores bem como o respeito aos diferentes modos e tempos de aprendizagem
- Motivar os estudantes a apreciarem a dança, pautados em três ações: ver, criar e executar.
Conteúdos:
- Origem da dança e sua importância no desenvolvimento cognitivo e físico do ser humano.
- Expressão corporal
- Sincronia
- Harmonia
- Equilíbrio
- Contra-passo
- Ritmo
- Postura
- Movimento improvisado
- Técnica de movimentos
- Performance
- Espetáculo
- Criatividade nas apresentações
- Dança em diversas regiões do Brasil.

Parabéns!!!!


Muito Sucesso!
Hoje, me lembrando de você...lembrei-me do seu aniversário..e percebi que o seu dia já passou, mas mesmo assim quero desejar a você todos os meus sinceros votos de muitas felicidades e muitos anos de vida...Que a esperança e o sucesso sejam suas metas...Que a paz e a alegria sejam suas bandeiras de luta...para que você possa vencer todos os obstáculos do dia-a-dia...E, agora, mesmo estando atrasado(a) em te cumprimentar pelo seu aniversário...quero desejar-lhe tudo isso... Durante a correria da vida, às vezes deslizamos em certas coisas que são muito importantes para nós, e você é uma pessoa muito importante para mim.... E agora, mesmo estando atrasado em cumprimentar-lhe pela passagem do seu dia, quero desejar... Felicidades...que você seja muito feliz.... Parabéns pelo seu aniversário, mesmo atrasado...Parabéns....

Feliz aniversário D. Clara.


Afinal, hoje é seu aniversário, e você tem direito à tudo hoje!!!!

Amigo é alguém que te dá um pedacinho de chão quando é de terra firme que você precisa; Ou um pedaço do céu se é sonho que te faz falta. Amigo é mais que mão estendida, é mente aberta,coração pulsante, costas largas… É aquele que dá e não espera o retorno, porque o ato de compartilhar já o satisfaz. É tão bom compartilhar os momentos mais importantes da vida com uma amiga como tu.

Parabéns!


Saída da caminhada pela PAZ!

Planejamento do Projeto "Amor à vida".


O principal objetivo do projeto é educar para a paz e, para isso, são trabalhadas várias temáticas, como exemplo: sexualidade, gênero, família, saber ouvir, além de outras. Também há o intuído de educar o cidadão para a busca da paz.
“Outro objetivo do projeto é termos multiplicadores dentro das escolas onde trabalhamos e, em seguida, fazermos um trabalho com todos os adolescentes nas escolas” disse Cristina, assistente social do município, e funcionário da secretaria de educação estão sempre presente.

Igualdade Social


Culminância do Projeto PAZ.




Oficinas sobre não violência.



Artemizia trabalhando com seus alunos o Projeto.

Reconhecendo a escola como uma instituição privilegiada para o fomento de uma cultura de paz, o projeto não-violência tem investido seus esforços em compartilhar conhecimento gerador de reflexões e transformações efetivas em prol da prática pacífica diária.Mapeando os principais aspectos de influência para a ocorrência de situações de violência na escola, o projeto não-violência tem trabalhado na busca de algumas soluções, como por exemplo:
• Investir na melhoria da relação professor-aluno;• Questionar premissas relacionadas a práticas educativas tradicionais, buscando modelos mais eficazes;• Priorizar a formação continuada de educados como agentes multiplicadores;• Fortalecer atitudes que expressem valores como o respeito e a ética por parte dos educadores, a fim de que sejam exemplo e inspiração aos seus educandos.

Uma Mãe especial!


Deus passeando sobre a Terra, seleciona seus instrumentos para a preservação da espécie humana com grande cuidado e deliberação. A medida em que vai observando, Ele manda os seus anjos fazerem anotações em um bloco gigante."Elizabete Souza...vai ter um menino. Santo protetor da mãe: São Mateus". "Mariana Ribeiro...menina. Santa protetora da mãe: Santa Cecília"."Claudia Antunes...esta terá gêmeos. Santo protetor...mande São Geraldo protegê-la. Ele esta acostumado com quantidade". Finalmente Deus dita um nome a um dos anjos, sorri e diz: "Para esta, mande uma criança excepcional". O anjo cheio de curiosidade pergunta: "Porque justamente ela Senhor? Ela é tão feliz." "Exatamente, responde Deus, sorrindo. Eu poderia confiar uma criança deficiente a uma mãe que não conhecesse o riso? Isto seria cruel!"Mas será que ela terá paciência suficiente?"" Eu não quero que ela tenha paciência demais, senão ela vai acabar se afogando num mar de desespero e auto-compaixão. Quando o choque e a tristeza passarem, ela controlará a situação. Eu a estava observando hoje, ela tem um conhecimento de si mesma e um senso de independência, que são raros, e ao mesmo tempo, tão necessários para uma mãe. Veja a criança que vou confiar a ela, tem todo o seu mundo próprio. "Ela tem que trazer esta criança para o mundo real e isto não vai ser nada fácil". "Mas Senhor, eu acho que ela nem acredita em Deus!" Deus sorri. "Isto não importa, dá-se um jeito. Esta mãe é perfeita. Ela tem a dose exata de egoísmo de que vai precisar.
O anjo engasga. "Egoísmo? Isto é uma virtude?" Deus balança a cabeça afirmativamente. "Se ela não for capaz de se separar da criança de vez em quando, ela não vai sobreviver. Sim, aqui está a mulher a quem eu vou abençoar com uma criança menos "perfeita" do que as outras. Ela ainda não tem consciência disto, mas ela será invejada". "Ela nunca vai considerar banal qualquer palavra pronunciada por seu filho. Por mais simples que seja um balbucio dessa criança, ela o receberá como um grande presente". "Nenhuma conquista da criança será vista por ela como corriqueira. Quando a criança disser "MAMÃE" pela primeira vez esta mulher será testemunha de um milagre e saberá recebê-lo. Quando ela mostrar uma árvore ou um por-do-sol ao seu filho e tentar ensiná-lo a repetir as palavras "árvore" e "sol", ela será capaz de enxergar minhas criacões como poucas pessoas são capazes de vê-las. "Eu vou permitir que ela veja claramente as coisas que Eu vejo: ignorância, crueldade e preconceito. Então vou fazer com que ela seja mais forte do que tudo isso.Ela nunca estará sozinha. Eu estarei a seu lado a cada minuto de cada dia de sua vida, porque ela estará fazendo meu trabalho e estará aqui ao meu lado". E qual será o santo protetor desta mãe? Pergunta o anjo, com caneta na mão. Deus novamente sorri. "Nenhum! Basta que ela se olhe num espelho".
(Adaptação de "The Special Mother" de Erma Bombeck)

Páscoa dos alunos da Professora Selma.




Vou procurar passar para vocês um pouco do que é ser especial. Este termo é muito genérico, abrange as mais diferentes sindromes tais como: autismo, deficiência mental, apoplético, sindrome de Down..., Doman definiria como Lesão Cerebral, para muitos de nós são apenas rótulos, o que conta mesmo é o indivíduo com suas particularidades, o amor que sentimos por eles e o que podemos fazer para recuperar e/ou melhorar as condições de vida desta que para nós é um pessoa especial. Devemos aqui ressaltar que essa sala especial ela funciona com 5 ou 6 alunos, são normas estabelecidas pelo Conselho de Educação.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Falar em educação nunca é demais.



1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar alguém com internet, som, tv, etc.

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. Confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Os pais não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai disse que não ganhará doce, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente. Em casa que tem comida, criança não morre de fome. Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

7. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

8. Temos que produzir o máximo que podemos, pois na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio. Não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

9. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. O prazer é inconsequente, pois aquela informação de que droga faz mal não está gerando conhecimento.

10. A gravidez é um sucesso biológico, e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

11. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para da droga fazer uso. A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

12. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

13. Homem não gosta quando a mulher vem perguntar: 'E aí, como foi o seu dia?'. O dia, para o homem, já foi, e ele só falará se tiver alguma coisa relevante. Não quer relembrar todos os fatos do dia..

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se desistir ou for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Mães, muitas são loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, a sociedade terá que engolir os dele.

20. Videogames são um perigo. Os pais têm que explicar como é a realidade. Na vida real, não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pai não pode explorar o filho por uma inabilidade que o próprio pai tenha. 'Filho, digite tudo isso aqui pra mim porque não sei ligar o computador'. O filho tem que ensiná-lo para aprender a ser líder. Se o filho ensina o líder (pai), então ele também será um líder. Pai tem que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível o pai pagar para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. Não há hierarquia. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que saber qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto que isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Tem que controlar e ensinar a gastar.

Palestra ministrada pelo Dr. Içami Tiba, Psiquiatra, em Curitiba, 23/07/08.

Selinho que ganhei do blog da Olimpia "Educar com Artes"


Selinho que ganhei do blog "Tia Fabíola e Cia".

Selinho oferecido pela Fabíola do blog Tia Fabíola e Cia!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Vida sem amigos!


Homenagem do Núcleo Gestor a todas as professoras Mães


eu vi você pendurar meu primeiro desenho na porta da geladeira, e imediatamente, quis fazer outro desenho.Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi você alimentando um gato perdido, e aprendi que é muito bom tratar bem os animais.Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi lágrimas em seus olhos, e eu aprendi que, às vezes, coisas nos machucam, mas que é permitido chorar.Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi você fazer para mim o meu bolo favorito, e aprendi que pequenas coisas podem ser muito especiais na vida das pessoas.Quando você achou que eu não estava olhando, eu vi você rezando e eu soube que há um Deus com quem eu podia sempre conversar e aprendi a confiar neste Deus.Quando você achou que eu não estava olhando, eu senti o seu beijo de boa noite. Senti-me amado e protegido. Eu vi você fazendo comida e levando para uma amiga que estava doente. Eu aprendi que todos nós devemos nos ajudar e cuidar dos outrosQuando você achou que eu não estava olhando, eu vi você cuidar da nossa casa e de todos que moram nela, e eu aprendi que temos que cuidar de tudo que nos foi dado.Eu aprendi, como uma das maiores lições de vida, que eu precisava aprender com você a ser uma pessoa boa e produtiva quando crescesse.Quando você achou que eu não estava olhando, eu olhei para você e quis dizer: "Obrigado por todas as coisas que eu vi quando você pensou que eu não estava olhando. Obrigado mamãe!

Homenagem da Escola Emília Freitas a todas as Mães!


Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa.Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor.Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida.Sexo frágil sim.Mas acomodada não.Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos e faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.Parabéns mamãe pela passagem do teu dia.Você é a razão do meu viver. Te amo.