sábado, 11 de abril de 2009

II ESTAÇÃO (JESUS CARREGA SUA CRUZ)

Jesus recebe sobre seus ombros a cruz e se dirige ao Calvário ou Gólgotha ('lugar do crânio' em hebraico). A Cruz é um antigo instrumento de suplício, usado para executar os condenados à morte.

III ESTAÇÃO (JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ)

Jesus caminha cansado e abatido sob o peso da cruz. Seu corpo está coberto de sangue, suas forças esmorecem e ele cai. Com chicotes, os soldados que o escoltavam o forçam a se levantar.

IV ESTAÇÃO (JESUS ENCONTRA MARIA SUA MÃE)

Mãe e filho se abraçam em meio à dor. Eles tudo partilharam até a cruz. Sua união era tão intimamente perfeita, que não tinham necessidade de falar, porque a única expressão residia nos seus corações

V ESTAÇÃO (JESUS RECEBE AJUDA DE SIMÃO)

Na verdade, Simão de Cireneu foi obrigado a carregar a cruz. Ele vinha passando, quando recebeu dos soldados a ordem de ajudar, Jesus tinha que permanecer vivo até a crucificação.

VI ESTAÇÃO (VERÔNICA ENCHUGA A FACE DE JESUS)

Uma mulher que assistia à passagem de Jesus decide limpar a sua face tingida de sangue. O pano usado por Verônica teria ficado gravado com a imagem do rosto de Cristo.

VII ESTAÇÃO (JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ)

Jesus sabia que iria enfrentar um cruel sofrimento. Seu espírito estava preparado, mas seu corpo estava cansado e abatido. Ele caminhava com dificuldade e mais uma vez tropeçou e caiu.

VII ESTAÇÃO (JESUS FALA AS MULHERES DE JERUSALÉM)

Já próximo do Monte Calvário, Jesus esquece sua dor para abrir o coração e consolar as mulheres que, chorando, lamentavam o seu sofrimento.


IX ESTAÇÃO (JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ)

Aproxima-se o fim da Via Crucis, com a última queda de Jesus, a terceira de três quedas. Jesus chega ao Calvário. Quiseram dar-lhe vinho misturado com fel, mas ele não quis beber.

X ESTAÇÃO (JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES)

Os soldados tomaram as roupas e as sortearam entre eles, cumprindo assim, as profecias antigas que descreviam esse episódio.

XI ESTAÇÃO (JESUS É PREGADO NA CRUZ)

Jesus é crucificado. Cravos de ferro rasgam sua carne, dilacerando suas mãos e pés. A cruz é erguida, e o Cristo fica suspenso entre o céu e a terra. Agora, ele está definitivamente pregado à cruz.

XII ESTAÇÃO (JESUS MORRE NA CRUZ)

Com o Sol eclipsado, Jesus gritou do alto da cruz: 'Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito. Agora, estou contigo'. Baixou a cabeça e morreu.

XIII ESTAÇÃO (JESUS É RETIRADO DA CRUZ)

Depois de pedir autorização a Pilatos, José de Arimatéia e Nicodemos compraram um lençol de linho branco e tiras de pano, e retiraram o corpo de Jesus da cruz. Maria, sua mãe, o recebeu em seus braços.

XIV ESTAÇÃO (JESUS É SEPULTADO)

José de Arimatéia, Nicodemos e alguns apóstolos tomaram o corpo de Jesus, envolveram-no com um lençol de linho e o deitaram numa saliência na rocha em forma de cama. Então fecharam a entrada com uma grande pedra.

XV ESTAÇÃO (A RESSURREIÇÃO)

No domingo, as mulheres que foram ao túmulo o encontraram vazio. Viram dois homens com vestes claras e brilhantes que lhes perguntaram: "Por que procuram entre os mortos, quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou".

SILVANICE Á VOCÊ UM AGRADECIMENTO ESPECIAL

Grande responsável por todo esse evento, o nosso agradecimento em nome de todos que fazem a Escola Emília Freitas. Ela é a Diretora desse grupo de teatro, todos os figurantes são alunos do Instituto São José que vieram realizar esse teatro na Rua Coronel Alexanzito para que nossos alunos pudessem ter idéia do quanto Jesus sofreu por nós.

AGRADECEMOS AOS ALUNOS DO INSTITUTO SÃO JOSÉ PELO BELISSIMO TRABALHO


ISA CAJAZEIRAS DIRETORA DA ESCOLA EMÍLIA FREITAS AGRADECENDO A DIRETORA DO INSTITUTO SÃO JOSÉ

AGRADECEMOS A DIRETORA DO INSTITUTO SÃO JOSÉ

Obrigada Irmã Rosalie, por colaborar na realização de tão grandioso momento. o Senhor ser´pa a recompensa de total desprendimentop renovando-lhe a coragem, a perseverança e a fortaleza a cada passo de sua caminhada entre nós. a consideramos uma dádiva inigualável por trabalhar pelo bem comum e dividir com os outros as alegrias de sua MISSÃO.

"Por isso devemos serví-lo com respeito sem levar em consideração seu car[ater e seus defeitos. E devemos amá-los". (Luiza de Marilac)




SEMEAR MARCANDO PRESENÇA NA VIA SACRA


CULMINÂNCIA DO PROJETO AMOR A VIDA

“Educar é tarefa de todos nós.”

Quando a comunidade participa da Educação tudo fica mais fácil possibilitando assim, uma ferramenta a mais em prol de um ser humano construtor e participativo.
Com esse pensar, fizemos a culminância do Projeto “AMOR A VIDA”, com o tema: “Adolescência e Sexualidade”, proposto pela Secretaria de Educação e trabalhados pelos educadores da área das Ciências Naturais, Biblioteca, Sala de Leitura e Formação Religiosa. Tem como propósito uma formação na área da adolescência e educação sexual através do fortalecimento da prática pedagógica de professores e demais profissionais da educação. O trabalho é desenvolvido de acordo com os seguintes eixos temáticos: Afetividade, família, sexualidade, relação de gênero, nutrição, prevenção ao uso de drogas/qualidade de vida, violência sexual e doméstica por uma cultura de paz. Os educando ampliaram seus conhecimentos através de textos informativos, pesquisas, dados estatísticos, vídeos e reflexões a cerca do momento que hoje vem gerando muitos transtornos as famílias e aos educandos.
Aconteceu um debate sobre o assuntos onde os educandos tiraram suas dúvidas sobre os temas estudados.
* Adolescente e a Família: Ana Beatriz Barbosa Cardoso (Jornalista)
* Adolescente e Religião: Francisco de Assis Monteiro -Assiszinho (Comerciante)
* Adolescente e Educação: José Valmir Carneiro Júnior - (Professor Júnior)
* Adolescente e Saúde: Carmem Lúcia (Enfermeira)

Nós que fazemos a Escola Emília Freitas, agradecemos aos palestrantes que se disponibilizaram a ajudarmos a dar uma melhor orientação aos nossos adolescentes. Sintam-se amigos da Escola.

O PROJETO AMOR A VIDA

Tem como propósito uma formação na área da adolescência e educação sexual através do fortalecimento da prática pedagógica de professores e demais profissionais da educação, saúde e ação social. O trabalho é desenvolvido de acordo com os seguintes eixos temáticos: Afetividade, família, sexualidade, prevenção ao uso de drogas/qualidade de vida, violência sexual e doméstica por uma cultura de paz. Todo nosso trabalho tem como objetivo promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes e de suas famílias, na perspectiva de transformação social. Os temas desenvolvidos no Projeto visam à melhoria da qualidade de vida dos adolescentes e suas famílias, possibilitando a ampliação e qualificação do trabalho educativo nas escolas, subsidiando o professor e os demais membros da comunidade escolar nas questões relativas as temáticas do Projeto. O Projeto Amor à Vida está presente em nosso município desde 1998, numa realização da Prefeitura Municipal e ARACATI, com articulação e organização feita pelas Secretarias de Educação, Saúde, Ação Social. Os alunos apresentaram trabalhos realizados em sala de aula onde houve a participação de todos.




O CICLO DA ÁGUA

A água desenvolve um ciclo. O chamado ciclo da água é o caminho que ela percorre. A chuva, basicamente, é o resultado da água que evapora dos lagos, rios e oceanos, formando as nuvens. Quando as nuvens estão carregadas, soltam a água na terra. Ela penetra o solo e vai alimentar as nascentes dos rios e os reservatórios subterrâneos. Se cai nos oceanos, mistura-se às águas salgadas e volta a evaporar, chove e cai na terra.

PROJETO RECURSOS HÍDRICOS

Foi um Projeto trabalhado pela área de Ciências, onde os alunos aprenderam a importancia da água em nossas vida e como devemos preserva-la para não faltar.
A água constitui um bem indispensável ao ser vivo. O Brasil é um país privilegiado: tem muita água doce. A Bacia Amazônica abriga 1/6 da água doce que corre na Terra, mas muitos rios já secaram por falta de cuidados: desmatamentos em suas nascentes, assoreamento de suas margens, desertificação, etc. A água é um elemento essencial para o nosso dia-a-dia e, mais ainda, durante a pratica de atividades esportivas. É importante para a sobrevivência do homem: o corpo humano é constituído por 80% de água, sendo ela a responsável pelo transporte de nutrientes e substâncias para dentro e fora das células, além de controlar a temperatura corporal e eliminar substratos tóxicos advindos do metabolismo energético.Preservar as riquezas coletivas - e a água é uma delas, assim como o ar - é um direito e dever de todos os cidadãos. O homem pode passar dias sem se alimentar, mas se não ingerir água diariamente pode morrer, por isso ela é um tesouro inestimável e precisa ser preservada.

Você sabia que se comemora o Dia Mundial da Água em 22 de março?


quinta-feira, 9 de abril de 2009

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Mulher...Mulher é sinal de força...Mulher é sinal de garra...Mulher é sinal de raça...Mulher é sinal de graça......onde existir uma mulher, vai existir à beleza; vigor e amor....onde existir mulher, existirá vitória....mulher mãe... mulher esposa... mulher amiga... mulher.Conseguimos perceber nos detalhes a beleza da vida e transmitir aos já sem esperança, o verdadeiro sentido dela...Somos mulheres; somos guerreiras.Muitos nos subestimam e dizem que somos frágeis; somos frágeis sim, mas incapazes jamais...A cada dia estamos surpreendendo aqueles que com discriminação nos observam.E ganhando a admiração daqueles que nos aponham...

(Dedico este texto, a todas as mulheres, que são Mãe e professora, que sempre souberam ser, em todas as circunstâncias, uma grande mulher.)

O NÚCLEO GESTOR FAZ HOMENAGEM AS MULHERES QUR FAZER PARTE DA COMUNIDADE EMÍLIA FREITAS

A escola se reuniu em um momento único, onde os professores receram homenagem do Núcleo Gestor" e ganharam lembrancinhas.


CULMINÂNCIA DO PROJETO: "MULHERES QUE FAZEM A HISTÓRIA".

O Projeto "Mulheres que fazem a História", desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Aracati e orientado por nossos educadores da área de Linguagem e Código: Eunice, Graça e Karla. Ser cidadão e é um direito que se estende a todas as pessoas que fazem parte da sociedade, e a escola desempenha papel importante para a construção da consciência e o exercício da cidadania. com esse pensar, desenvolvemos nossos trabalhos buscando aprofundamentos em pesquisas na biblioteca, na internet, em revistas, jornais e todo acervo disponivéis para que nos fosse perm,itido compreender a tarjetória de vida, as lutas , conquistas e a importância que hoje a Mulher tem com relação ao seu papel e o espaço que ocupa em nossa sociedade. orientados por nossos educadores os alunos realizaram diversas leituras informativas, debates e reflexões que nos possibilitam compreender as situações vividas pela mulher, e que através dos trabalhos expostos na ante-sala desse recinto e tambem, das apresentações artisticas: jogral, dança, poesia pudessemos concluir com sucesso, dinamismo e criatividade este projeto voltado para o dia 08 de março. dia Internacional da Mulher.



ESCOLHA DA CHAPA DO GRÊMIO "DRAGÃO DO MAR"

No dia 23/03, aconteceu na Escola Emília Freitas a escolha das chapas que vão desputar o Grêmio/2009, onde os líderes de sala se reunirão e escolheram os representantes de cada chapa.

EMIFOLIA

Todos os anos as escolas públicas e particulares de Aracati, fazem a abertura do carnaval da cidade, e o "EMIFOLIA" foi um sucesso. Onde escolhemos entre os alunos o Rei e a Rainha do "EMIFOLIA".



ENCONTRO PEDAGÓGICO

O nosso encontro pedagógico aconteceu nos dias 28 e 29 de janeiro e teve um carater analítico e participativo. A Diretora deu-nos as boas vindas, ressaltando a importancia da UNIÂO do grup, bem como o potencial existente em cada um e que as mudanças podem ser benéficas quando estamos abertos para aprender, para construir e para superar desafios. Foi uma boa ocasião para estabelecermos metas e planejarmos trajetórias. Um bom momento, também, para refletirmos sobre o papel de cada um de nós na comunidade em que vivemos e sobre as responsabilidades que nos cabem no nosso cotidiano. Responsabilidades que, quando assumidas de forma verdadeira, são capazes de transformar a realidade em que vivemos.
Trabalhamos por áreas: Linguagens e Códigos, Cultura e Sociedade e Ciências naturais. cada grupo reuniu-se para analisar as dificuldades em sala de aula e sugerir ações e como serem trabalhadas no dia-a-dia.
Concluimos revisando as "Normas de Convivência", construindo calendário escolar 2009 e desenvolvendo o Plano Anual de cada disciplina.
Como Disse Augusto Cury, "Professores fascinantes educam para a vida. eles mudam paradigmas, transformam o destino de um povo em um sistema social sem armas".
DESEJAMOS A TODOS UM FELIZ RETORNO.