quarta-feira, 24 de março de 2010

Homenagem ao Dia da Mulher.







Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...

terça-feira, 23 de março de 2010

A Família na Escola.



A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.

Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.

Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles:

Família

• Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;

• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;

• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;

• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;

• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho.

Escola


• Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;

• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;

• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;

• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;

• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos.

A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.

Senhores pais.

As lembranças das férias vão ficando para trás. voltar às aulas significa mais disciplina, cumprimento dos hórarios, tarefas de casa e uma infinidade de compromissos que exigem esforço, tanto dos alunos, quanto dos pais.
Quanto aos pais, além da responsabilidade de preservar, cuidar, amar, educar com sucesso, é necessário buscar uma parceria ideal, sem delegar plenos poderes nem transferir para a escola toda a formação dos adolescentes.
É natural querer conhecer e acompanhar de perto aquele que diretamente vai influir na formação dos nossos filhos. Mas, mesmo conhecendo e depositando a confiança na escolha feita, é essencial o trabalho conjunto (família/escola) na formação humana.
Portanto, tenham a certeza de que sempre estaremos à disposição para transformar "nossos adolescentes" em "grandes homens", orientando-os e educando-os com muito amor.

Mensagem de volta às aulas!


A volta às aulas é um acontecimento singular na vida de todos estudantes.
O longo recesso dá lugar a uma somo de sentimentos, pois mistura expectativas, reencontros, novas amizades e uma curiosidade latente sobre os novos professores e disciplinas.
É importante lembrar que muitas escolhas, ideologias, projetos de vida são moldados no periodo escolar. É também o grande ensaio da convivência social, fazendo com que as diferenças gerem uma riqueza que não tem preço.
Temos muito para contribuir, propondo ações e atividades que façam da volta às aulas um ato de entusiasmo, afinal aprender é uma necessidade vital do ser humano.
Acreditamos que Ser Estudante é uma postura de vida É ousar ser bem mais do que simplesmente "aluno".
Os estudantes da Escola de Ensino Fundamental Emília Freitas são preparados para ter sensibilidade necessária para ver além da superficialidade. E não cansamos de ousar para estimular uma postura reflexiva sobre sí mesmo e sobre o mundo.
Um ótimo retorno para todos

Encontro pedagógico/2010







Entendemos que a educação é um processo amplo de socialização ao qual o ser humano é submetido, como agente ativo e passivo da ação pedagógica, desde que passa a existir no mundo.
O nosso encontro teve como Tema: Organizando Idéias e Conquistando o Saber. E foi desenvolvida a temática: "Sensibilizando e harmonizando o ser"; com a pedagoga "Socorro Rogério" (Kainha), a mesma nos permitiu refletir sobre o nosso ser "HUMANO", antes do ser profissional, temos que antes de tudo nos aceitarmos como gente, antes de trabalharmos com gente.

PROGRAMAÇÃO

Acolhida;
Sensibilidade e harmonizando o ser;
Gestão escolar? Acolhida ao educando;
Dinânica/Gerenciando sala de aula;
Vivência de sala de aula;
Sistematização da prática do Educador;
Divisão por área;
Construção do Plano de Curso;
Avaliação do encontro;
Encerramento.