domingo, 4 de abril de 2010

2 de abril, Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.


O dia internacional do livro infanto-juvenil foi criado em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que nasceu no dia 2 de abril de 1805. Quem nunca ouviu ou leu as histórias criadas por ele? O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, entre tantas outras?

Pode-se dizer que Andersen é um dos pais da Literatura infanto- juvenil. No Brasil, não se pode negar esta ‘paternidade literária’ a Monteiro Lobato.

Em homenagem a Andersen, foi criado Prêmio Hans Christian Andersen , que acontece a cada 2 anos e que já tivemos a felicidade de termos duas grandes escritoras brasileiras contempladas: Lygia Bojunga e Ana Maria Machado pelo conjunto de suas obras. Este ano, um escritor britânico foi o vencedor, David Almond. Ainda não tive a honra de ler algum livro deste autor, mas segundo o juri que o escolheu, ”

Almond é “um criador de realismo mágico para crianças” e afirmou em um comunicado que sua “voz única captura a imaginação de jovens leitores e os motiva a ler e a pensar
”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário